top of page

O DESIGN DE JÓIAS DE ROBERTO BURLE MARX

  • Yasmin Martignago
  • 30 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Capa da revista Rio - edição de 1953

Roberto Burle Marx (1909 - 1994) foi um paulista, que viveu grande parte da sua vida no Rio, mundialmente conhecido por seus trabalhos principalmente no campo da arquitetura paisagística. Formado em belas artes pela então Escola Nacional de Belas Artes e dono de uma mente ágil que transitava facilmente entre diferentes campos, seu trabalho engloba pinturas, esculturas, tapeçarias, painéis de azulejos, projetos paisagísticos e design de jóias.


Residência em Petrópolis de Brasil Canavellas - Proj. Arquitetônico: Niemeyer/Paisagismo: Roberto Burle Marx

Sua obra parece sempre se apoiar sobre ampla investigação da materialidade, abordando composicionalmente, nas diferentes escalas que trabalhava, influências dos movimentos das vanguardas artísticas européias, como o abstracionismo, o concretismo e o fauvismo. Assim, desenvolvendo uma abstração arrojada e voluptuosa ao longo de todo o seu trabalho.


Coleção Burle Marx - H.Stern 1962

Sua relação com design de jóias por sua vez, se dá por volta de 1948, quando passou a desenhar com giz sobre papel cartão preto, ao que hoje soma mais de 2000 desenhos de jóias. Várias de suas peças lembram seus projetos de jardins, com traços sinuosos que se combinam com linhas retas e angulosas. Seu trabalho também explorou amplamente as pedras brasileiras, assim como diferentes texturas, apresentando vários acabamentos para uma mesma peça. Tudo isso sendo possível graças a equipe que formou com seu irmão Haroldo (gemólogo - pessoa que se dedica ao estudo de pedras preciosas) e um ourives italiano.

Coleção Burle Marx - H.Stern 1962

Além disso, sua amizade de longa data com os Stern, favoreceu para que, em 2006, a marca H. Stern comprasse os direitos autorais de seus desenhos de jóias, dando continuidade às coleções elaboradas pelo paisagista, assim como criando novas com os próprios designers da joalheria, inspiradas em seu trabalho. Este ano a marca relançou a coleção seguindo a linha de peças com linhas curvas, geométricas, abstracionismos e módulos articuláveis, que pode ser adquirida tanto nas lojas da marca quanto no e-commerce.


Comments


Posts Recentes
Arquivos
Categorias
Siga nossas redes sociais
bottom of page