top of page

A MODA E A ARQUITETURA

  • Maurício Labes
  • 16 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

ESTAMPAS DE EMILIO PUCCI


Falar sobre a relação de moda e de arquitetura é uma temática que sempre esteve muito presente entre os membros da equipe Pavimento Tipo. Nossa paixão pelas conexões criativas e formais que as duas áreas possuem, cultivaram e cultivam debates sobre a correlação destas.

A parceria entre arquitetos e grandes marcas de design de moda são bastante recorrentes. Acreditamos que por se tratarem de nichos que dividem princípios muito similares, como a questão da criação de um produto técnico material em contrapartida da criação artística e conceitual, a arquitetura e a moda dialogam diretamente com a sociedade, questionando padrões e desafiando a materialidade.

Acredita-se que foi na década de 1960 quando a moda e a arquitetura de certa forma se “fundiram” mais diretamente, dentro de um espaço de surgimento de um novo comportamento e novos conceitos de design.

​ Começou-se a empregar na decoração, tecidos e estamparias criados por famosos designers como o do estilista Emilio Pucci, assim como o “minimalismo” dos anos 90 surge como um dos primeiros conceitos contemporâneos de união das duas áreas.

COLEÇÃO DE HUSSEIN CHALAY

Nos anos 2000, Hussein Chalalayan na semana de moda de Londres, exibe uma coleção onde as modelos levam no próprio corpo peças que se transformam em mobílias, enfatizando a união de vestuário com mobiliário.

Nos tempos contemporâneos o debate sobre esta união de conceitos só cresce. Os desfiles de moda estão cada vez mais engajados na apresentação de incríveis estruturas cenográficas criadas muitas vezes por arquitetos, para a apresentação de coleções. A tecnologia também, cada vez com mais frequência, aumenta a possibilidade de união visual e estrutural entre moda e arquitetura.

COLEÇÃO CHINTI AND PARKER

COLEÇÃO CHINTI AND PARKER

Entender a estrutura de uma vestimenta e a estrutura de um edifício podem parecer coisas muito distantes, porém se analisarmos com mais cuidado, os paralelos traçados entre estes dois universos são mais próximos do que podemos imaginar. Inspirações, texturas, padronagens, enfim, o design da moda e da arquitetura abre um leque vasto de possibilidades, colaborações e principalmente, evolução.

ZAHA HADID PARA MELISSA



Comments


Posts Recentes
Arquivos
Categorias
Siga nossas redes sociais
bottom of page